Lentes Esclerais

Lentes de Contato Esclerais – o que são e como funcionam

As lentes esclerais são lentes de contato rígidas especiais que são maiores em diâmetro e preenchidas com soro fisiológico, o que faz com que ofereçam maior conforto e adaptação individual. Diferentemente das lentes de contato rígidas “comuns”, elas são apoiadas sobre a esclera, que corresponde a parte branca do olho, que é muito menos sensível que a córnea. Portanto, além diminuir o incômodo de contato com a córnea, que está irregular e instável por conta do ceratocone, essa lente proporciona níveis altíssimos de adaptação, principalmente nos casos mais avançados.

Benefícios das Lentes Esclerais

Como dissemos antes, o tratamento do Ceratocone se baseia em corrigir a acuidade visual prejudicada pela degeneração do tecido corneano, e interromper a progressão da doença.

Em todas as fases da doença, a correção da qualidade da visão é fundamental, e as lentes esclerais podem fazer isso muito bem. Elas são parte importante do tratamento e acomodação do paciente à nova realidade. E as lentes esclerais apresentam muitos benefícios para quem está iniciando o tratamento do Ceratocone e naqueles casos de pessoas com resultados insatisfatórios com outros métodos de tratamento.

A taxa de sucesso na adaptação dos pacientes às lentes esclerais é de mais de 90%.